QUANDO /

17 e 18 de outubro de 2019

ONDE /

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP) 

SOBRE O EVENTO /

Colóquio Orides Fontela: 50 anos de Transposição

17 e 18 outubro de 2019

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira

 

Apresentação

Considerada uma das vozes de maior importância da poesia brasileira recente, Orides Fontela nasceu em São João da Boa Vista em 1940 e faleceu em São Paulo no ano de 1998. Foi também aluna do curso de filosofia da Universidade de São Paulo. Sua obra poética é composta de cinco livros — Transposição (1969), Helianto (1973), Alba (1983), Rosácea (1986) e Teia (1996) —, além de três coletâneas, Trevo (1988), Poesia Reunida (2006) e Poesia Completa (2015), as duas últimas publicadas postumamente.

 

A classificação da poética oridiana é tarefa difícil. Como observa Davi Arrigucci Jr., há em suas composições “uma profunda experiência incorporada, mas transfigurada em termos abstratos”. Antonio Candido registrou tal singularidade como uma espécie de enigma ao afirmar que a poesia de Orides “tem o apelo das palavras mágicas que o pós-simbolismo destacou, tem o rigor construtivo dos poetas engenheiros e tem um impacto por assim dizer material de vanguarda recente”, sem, contudo, se alinhar completamente a nenhuma dessas linhagens. Em diálogo com Candido, Alcides Villaça questiona: “em que águas, afinal, navega ou lança âncora a poesia sem rótulo de Orides? ”.

 

2019 marca o aniversário de 50 anos da estreia de Orides Fontela no meio literário com a publicação de Transposição. Para comemorar a data, o Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da USP propõe um colóquio que reunirá importantes leitores da poesia de Orides e de seu contato com a filosofia. Estão previstas as conferências de Alcides Villaça (USP), Augusto Massi, (USP), Ivan Marques (USP), Marilena Chauí (USP), Patrícia Lavelle (PUC-Rio) e Paulo Henriques Britto (PUC-Rio).

 

O colóquio também pretende acolher investigadores e estudiosos da obra de Orides Fontela que queiram apresentar e discutir as suas pesquisas e reflexões. 

 

Inscrição para ouvintes

https://forms.gle/d5676nLcAYbwovjn7

 

Contato

coloquiooridesfontela@gmail.com

 

Organização

Ivan Francisco Marques (Universidade de São Paulo)

Eduardo Marinho da Silva (Universidade de São Paulo)

Wanderley Corino Nunes Filho (Universidade de São Paulo)

 
 
 

© 2019. Criado com wix.com 

Contato: coloquiooridesfontela@gmail.com

  • Grey Facebook Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now